quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CASAIS GAYS SÃO MAIS FELIZES DO QUE OS HETEROSSEXUAIS, DIZ PESQUISA



Você sabe que ser gay no Brasil é complicado. Ao mesmo tempo que temos “liberdade” em algumas grandes cidades, como São Paulo e Rio, sempre há notícias de homofobia estampada na capa dos jornais.
A orientação sexual ainda é um assunto nebuloso, que sofre com as barreiras impostas por décadas da influência das religiões ou preconceitos por pura falta de conhecimento.
Mas a gente não quer falar só de desgraça!
Bom, tem um estudo novo, iniciado no ano 2000, que acompanhou cerca de mil casais, gays e héteros. Um diferencial da pesquisa foi estudar irmãos gays e héteros que já estavam em relacionamentos estáveis ou eram casados, já que a educação e vivência dos dois teria sido, ao menos, parecida.
O resultado apontou que os casais gays são mais felizes do que os casais héteros. Menos conflitos, maiores níveis de intimidade, maior confiança em seus parceiros, afeto e maior feliz e satisfação com suas vidas sexuais.

Os pesquisadores atribuem esses dados às relações que têm papeis tradicionais menos definidos – os dois fazem tudo (de limpar a casa a trabalhar até mais tarde), se ajudam, dividem os problemas, as dificuldades e os momentos bons, como deveria ser em qualquer relação.
O ponto negativo da pesquisa é que relacionamentos gays podem acabar com mais facilidade do que os héteros. Em três anos de pesquisa o índice de separação entre gays foi de 3,8%, e de héteros, 2,7%.
A diferença não é tão grande, mas explica como influências externas podem mexer com um relacionamento. Afinal, muitos casais hétero se mantém juntos por causa de hipotecas, filhos ou até mesmo pelo carinho que a família tem pelo outro.
Mas a pesquisadora deixa claro que tempo de relacionamento não significa felicidade garantida.
“Provavelmente existem muitas pessoas ainda casadas que são extremamente infelizes e outros que são mais rápidos para querer a separação. Só porque casais heterossexuais permanecem juntos por mais tempo não significa que eles estão sempre felizes. Pode ser apenas que eles tenham que lidar com mais razões externas e pressões sociais para ficarem juntos do que os casais do mesmo sexo enfrentam”, explicou, ao New York Times, a pesquisadora e professora de estudos femininos, Esther Rothblum.

Se casais heterossexuais aprendessem com os gays a exterminar os papéis de gênero, que não fazem ninguém feliz, e os casais gays aprendessem com os héteros a pensar muitas e muitas vezes antes de desistir do relacionamento em que você apostou tudo, todo mundo seria mais feliz. Né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário